Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Congresso nacional homenageia os 80 anos da CNC em sessão solene

Compartilhe essa publicação:

O evento, que contou com o lançamento de um selo comemorativo pelos Correios, também aprovou voto de aplauso ao líder acreano Leandro Domingos

O Congresso Nacional realizou, nesta quarta-feira, 26, sessão solene para celebrar os 80 anos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Convocada por meio do Requerimento 872/2025, de autoria do senador Efraim Filho (UB-PB) e do deputado federal Cléber Verde (PL-MA), a homenagem reuniu parlamentares, autoridades e lideranças do setor empresarial no Plenário do Senado.

Ao longo de oito décadas, a CNC se consolidou como a entidade máxima do empresariado comercial brasileiro. O setor que representa responde por cerca de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e é responsável por aproximadamente 25 milhões de empregos formais.

Entre os momentos mais marcantes da solenidade, ganhou relevância a homenagem ao presidente do Sistema Frecomércio-Sesc-Senac/AC e vice-presidente financeiro da CNC, Leandro Domingos Teixeira Pinto, requerido pelo senador Alan Rick (PP-AC).

A trajetória de Leandro, que atua no Sistema Comércio desde 1979, foi citada como exemplo nacional de gestão, articulação federativa e compromisso com políticas estruturantes para o setor terciário.

 Em discurso, o senador Alan Rick destacou a trajetória e a relevância nacional de Leandro Domingos, homenageado com a atribuição de seu nome à nova sede administrativa do Sesc no Distrito Federal. “Dar o nome de Leandro Domingos a esse novo espaço simboliza mais que cortesia institucional, representa o reconhecimento duradouro de sua dedicação ao desenvolvimento econômico e social do país”, afirmou.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, em seu discurso, fez uma reflexão histórica e reafirmou os pilares da instituição. “Reafirmamos o trinômio que orienta cada ação do sistema CNC, Sesc, Senac e que tenho defendido como pilares indispensáveis ao progresso nacional: democracia, livre mercado e segurança jurídica. Este trinômio tem orientado também o nosso diálogo permanente com o Congresso Nacional”, destacou

Outro destaque da sessão foi o lançamento do selo comemorativo dos 80 anos da CNC, pelos Correios, eternizando a história da entidade no acervo filatélico nacional.

Rolar para cima