Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Gestores do turismo discutem a retomada da Rota Turística Internacional Pantanal – Amazônia – Andes – Pacífico

Compartilhe essa publicação:

O evento acontecerá no Plenário da FECOMÉRCIO/MT, como parte da programação que antecede a FIT Pantanal 2025, e tem foco na integração turística continental.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre – FECOMÉRCIO/AC, por meio de seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade – CETUR, juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, secretarias de Estado de Turismo, empresários, representantes da cadeia produtiva do turismo e gestores públicos e privados dos estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso, estarão reunidos para discutir estratégias que fortaleçam o turismo de integração continental, ampliando mercados, oportunidades e promovendo o desenvolvimento econômico sustentável.

A reunião técnica ocorrerá no dia 4 de junho (quarta-feira), no Plenário da FECOMÉRCIO/MT, e tratará de ações preliminares para o lançamento e a reedição da Rota Turística Internacional Pantanal – Amazônia – Andes – Pacífico. O evento antecede a FIT Pantanal 2025, que será realizada de 5 a 8 de junho, em Cuiabá (MT).

O diretor técnico do Sebrae no Acre, Kleber Campos, destaca que o relançamento da rota é fundamental para fortalecer as cadeias econômicas da região e promover a internacionalização dos negócios. “Trata-se de uma rota estratégica para a internacionalização e para o fortalecimento das cadeias econômicas, especialmente do turismo, além de impulsionar o desenvolvimento econômico dos estados envolvidos. A proposta é promover o relançamento da rota com a parceria dos governos do Mato Grosso, Rondônia e Acre, além dos governos do Peru e Bolívia, e também das federações do comércio e do Sebrae. Nossa intenção é construir uma governança forte, rediscutir estratégias e potencializar o desenvolvimento da rota, garantindo uma ação conjunta e integrada em benefício tanto do Brasil quanto do Peru e Bolívia”, afirmou.

Durante a reunião, estarão presentes importantes representantes do trade turístico, como o empresário Cassiano Marques de Oliveira, sócio da EME Amazônia e referência na integração econômica e no desenvolvimento do turismo sustentável na região Norte. Cassiano foi secretário de Turismo do Acre, superintendente do SEBRAE e presidente do Acre Convention & Visitors Bureau. Também participará o empresário Diogo Lemos, proprietário do DIFF Hotel, um dos melhores equipamentos da hotelaria acreana, além de Anderson Nascimento, diretor da empresa TRANSACREANA, reconhecida pelo Guinness World Records como a detentora da maior linha rodoviária regular do planeta, que interliga, simultaneamente, Rio de Janeiro – Lima e Lima – Rio de Janeiro, em confortáveis veículos que cruzam as fronteiras brasileiras e sul-americanas.

Os convidados foram selecionados por serem reconhecidos pelo papel estratégico que desempenham sendo cases de sucesso da rota turística — projeto que nasceu da articulação entre os estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso, com apoio técnico do SEBRAE.

Na programação, os presentes discutirão os desafios, as oportunidades e os caminhos para o fortalecimento dessa rota, que tem como eixo a Estrada do Pacífico/Carretera Interoceánica, conectando a Amazônia, o Pantanal, a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico. A rota funciona como uma ponte logística, turística e econômica entre o Brasil e os países vizinhos.

O secretário executivo do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade – CETUR da FECOMÉRCIO/AC, João Bosco Nunes, reforça a importância do encontro:

“O Acre, completamente integrado a Rondônia e Mato Grosso, com este Brasil continental repleto de biomas únicos e espetaculares, se consolidará de maneira estratégica nesta grande oportunidade de se reposicionar no atual cenário turístico transfronteiriço e mundial. Peru e Bolívia, certamente, destinos turísticos importantíssimos nesta grande e promissora jornada.”

A rota já teve, como estratégias, a comercialização e diversificação da oferta turística integrada dos estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso, além dos países vizinhos, Peru e Bolívia, por meio de ações como gestão, articulação e integração regional; capacitação e qualificação do trade; promoção e apoio à comercialização.

A retomada da Rota Turística Internacional Pantanal – Amazônia – Andes – Pacífico reafirma o compromisso do Sistema Comércio e demais parceiros no debate sobre o turismo de integração continental e desenvolvimento sustentável. Além disso, contribui diretamente para fortalecer as conexões entre setores produtivos, empresários, gestores públicos e privados dos três estados envolvidos e dos países vizinhos.

Rolar para cima