
A segunda reunião ordinária da Diretoria da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizada no dia 10 de março, foi marcada pelo lançamento do projeto da Agenda Institucional do Sistema Comércio, que irá reunir as pautas prioritárias às federações, sindicatos e entidades do Sistema Comércio. O presidente e o vice-presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Leandro Domingos e Marcos Lameira, respectivamente, participaram do evento.
Os detalhes da nova ferramenta foram apresentados aos integrantes da RD pela chefe da Divisão de Relações Institucionais (DRI) da CNC, Nara de Deus Vieira, e pelo especialista técnico Felipe Oliveira. Na ocasião, foi anunciada a realização de um seminário que irá discutir a Reforma Trabalhista, mostrando a importância de sua consolidação para o País.

Devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19 e à flexibilização dos protocolos de proteção, o evento foi realizado com maioria presencial, após vários meses no formato híbrido. “Com fé em Deus, o formato presencial será permanente, pois a alegria de estarmos juntos é imensa”, disse o presidente da CNC, José Roberto Tadros.
Agenda
De acordo com Oliveira, a Agenda Institucional do Sistema Comércio reúne todas as pautas prioritárias aos setores do Comércio e as aborda de maneira clara e contextualizada, a fim de fortalecer o posicionamento político das entidades e ampliar a capacidade de atuação junto às autoridades públicas.
A agenda estará dividida em macro temas, tais como: legislações empresarial, tributária, trabalhista, do consumidor e sindical; normalização comercial, acesso ao crédito, infraestrutura, poder público e micro e pequenas empresas (MPE).
“Esta agenda institucional irá se desdobrar em uma proposta de governo a ser entregue pela CNC aos presidenciáveis, o qual apontará inúmeras possibilidades para alavancar o crescimento dos setores do Comércio,”, explicou ele.
Reforma Trabalhista
Em se tratando de pautas prioritárias, o vice-presidente da Fecomércio-SP, Ivo Dall’Aqua, anunciou a realização de um seminário, no dia 19 de abril, para discutir os benefícios da Reforma Trabalhista ao setor produtivo e equívocos em torno de uma possível revisão da reforma sancionada em 2018, no governo do ex-presidente Michel Temer.
De acordo com Ivo, o objetivo do seminário é reforçar os benefícios desta reforma com empresários e representantes do setor terciário, que trouxe, principalmente, segurança jurídica nas relações entre empregadores e empregados.
“A nossa proposta é harmonizar os discursos pró-reforma e levar a nossa visão à sociedade, com a ajuda dos meios de comunicação. Afinal, estão usando a reforma que ocorreu na Espanha como corolário”, afirmou.
Agradecimentos
Os presidentes da Fecomércio da Bahia e do Rio Janeiro, respectivamente Carlos de Souza Andrade e Antônio Florencio Queiroz Júnior, agradeceram ao presidente José Roberto Tadros pelo apoio e solidariedade às cidades atingidas pelas fortes chuvas, no primeiro trimestre.
“O presidente Tadros foi proativo e solidário, não medindo esforços em ajudar a população de Petrópolis. Quero agradecê-lo pelo empenho e pelo gesto de humanidade”, afirmou Florencio. “Nós pedimos o apoio do presidente Tadros ao povo do sul da Bahia, que sofreu com as alagações. Ele nos respondeu prontamente. As cestas básicas chegaram à população que mais precisava. Eu, pessoalmente, cuidei das entregas”, afirmou.