O empresário e diretor da Fecomércio/AC, Elvando Albuquerque, tomou posse em julho como membro no Conselho das Cidades (ConCidades) durante 41ª Reunião Ordinária, em Brasília (DF). Elvando foi eleito delegado representante da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Os novos membros foram eleitos durante a 5ª Conferência Nacional das Cidades, realizada pelo Ministério das Cidades, em novembro de 2013.
O Conselho das Cidades é um órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva, integrante da estrutura do Ministério das Cidades. Responsável pela discussão e diálogo sobre a formulação e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). O ConCidades avançou na construção de marcos estruturantes da política urbana do país nas áreas de planejamento, habitação, saneamento, trânsito e mobilidade nos últimos anos.
As entidades eleitas estavam representadas por seus conselheiros indicados nos segmentos do Poder Público Estadual, Poder Público Federal, Poder Público Municipal, Movimentos Populares, Empresários, Trabalhadores, ONG’s e Profissionais acadêmicos e de pesquisa.
“A participação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre nos vários Conselhos, Grupos e Comissões, como entidade de grau superior, demonstra sua preocupação com o desenvolvimento do comércio em toda sua amplitude e, ao mesmo tempo, a força, respeito e credibilidade conquistada pela prática perene da transparência, da seriedade, da ética e do desejo de servir. Como representante do segmento nós pretendemos levar ao debate temas que promovam o crescimento do setor. Iremos trabalhar para avançar com o desenvolvimento de políticas públicas urbanas”, relata Elvando.
O objetivo do ConCidades é propor diretrizes, acompanhar e avaliar a implementação da política nacional de desenvolvimento urbano, em especial as políticas de habitação, de saneamento básico e de transportes urbanos, e recomendar as providências necessárias ao cumprimento de seus objetivos.
Conselho das Cidades–Ao longo de mais de dez anos de funcionamento e após a realização de cinco Conferências Nacionais das Cidades, o ConCidades está consolidado como espaço de aprimoramento de políticas públicas voltadas a inclusão de todos os cidadãos. Um dos destaques foi a 5ª Conferência Nacional das Cidades, em 2013, que contou com a participação de mais de 240 mil pessoas de todo país.
A existência do conselho aponta o reconhecimento da participação social como direito do cidadão e expressão de sua autonomia, o direito à informação, à transparência e ao controle social nas ações públicas.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério Das Cidades