A Fecomércio/AC participou nesta terça-feira (21) do Fórum de Operações de Comércio Exterior, promovidos pela Universidade Federal do Acre (Ufac) e Fórum dos Gestores Federais do Acre. Na ocasião, foram apresentados temas relacionados aos procedimentos de importação e exportação adotados por ocasião do isolamento pelo qual o Acre foi acometido no início deste ano.
As instituições federais presentes apresentaram um resumo das dificuldades encontradas, o que tornou os procedimentos um tanto quanto morosos, não somente por conta do volume das atividades, mas sim pelo desconhecimento dos processos relativos ao desembaraço de mercadorias.
O Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (MDIC) esclareceu os procedimentos necessários e os órgãos envolvidos nas operações de comércio internacional, assim como a Receita Federal do Brasil, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
O objetivo premente do fórum foi o de entender e propor estratégias de trabalho na intenção de incrementar as relações comerciais internacionais entre o estado do Acre e os demais países latino-americanos.
“A Fecomércio/AC vem intensificando esforços e estudos relacionados, principalmente, às importações, objetivando contribuir com os empresários acrianos no desembaraço aduaneiro, na intenção de fortalecer a atividade comercial e, consequentemente, colocar à disposição das organizações um corpo técnico preparado para o trabalho, bem como o conhecimento obtido. Esperamos, assim, praticar a missão institucional, criando resultados positivos e favoráveis à categoria por ela representada”, disse o superintendente da Fecomércio/AC, Egídio Garó.