Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Pesquisa revela expectativa de gastos do acreano para Natal

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Os acreanos não irão segurar o bolso nas compras para o Natal este ano. É o que aponta pesquisa da Fecomércio/AC realizada no período de 24 a 28 de novembro, com o objetivo de avaliar a motivação para gastos de consumo no próximo Natal. O levantamento demonstra que 90% dos acrianos pretendem realizar gastos para homenagens na data religiosa. Desses, 56% devem gastar com presentes e 25%, com ceias natalinas.

Com relação a gastos com presentes, 16% dos consumidores demonstram mais desejo para roupas, calçados (12%), perfumes (12%) e brinquedos (11%). Outros 33% mostram preferência para gastos com celular, livros, bebidas, eletrodomésticos, bijuterias, etc. Já 16% não manifestam opinião com relação aos presentes que vão adquirir.

Conforme a pesquisa, além dos 81% dos consumidores propensos a gastos com presentes e ceias, existem aqueles que devem gastar com viagens, confraternizações em restaurantes, churrascos em família.

Perto da metade da população pode desembolsar entre R$ 50 e 200 por compra de bens ou serviços para homenagear no Natal. A pesquisa destaca ainda 30% com expectativas de gastos entre R$ 200 e 400 e 3% com desejo de gastos acima de R$ 1.600.

A pesquisa indica que 40% dos consumidores vão dar preferência a pagamento à vista. Desses, 18% com dinheiro em espécie, 13% com cartão de débito e 9% à vista com cartão de crédito. 33% dos consumidores não se manifestam quanto à forma de pagamento. 5% devem buscar 30 dias para pagamento dos gastos e 6% ,o parcelamento dos gastos, sem entrada.

Contribuição do 13º salário para os gastos de Natal

Para 43% dos consumidores, o 13º salário contribui sensivelmente para seus gastos de Natal. Entretanto, 21% demonstram a existência de comprometimento antecipado para esse salário, 10% consideram como estímulo a gastos com homenagens e festas de final de ano, mas deixarão uma parte para liquidar compromissos financeiros do início do novo ano.

Com relação ao comércio pelo qual o consumidor demonstra maior preferência para compras, 48% lembram o comércio de rua e outros 30%, o comércio do shopping. Também há o destaque para 6% que preferem o comércio localizado nos bairros da cidade.

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