Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Fecomércio acompanha encontro interestadual sobre o período de cheias

Compartilhe essa publicação:

A fim de discutir as possibilidades de cheia do rio Madeira, aconteceu na quinta-feira, dia 8 de janeiro, na casa civil, o encontro interestadual com representantes da Fecomércio, Agência Nacional das Águas (Ana), Defesa Civil Nacional, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e representantes da sociedade privada como comércio e outras instituições.

A possibilidade de um novo isolamento por motivos da cheia dos rios Madeira e Acre preocupam empresários do estado, o que originou o motivo do encontro. Nesse sentido, o superintendente da Fecomércio, Egídio Garó, acompanhou a reunião e falou dos principais pontos discutidos. “Nos reunimos para decidir os planos estratégicos, caso haja um novo isolamento como o ocorrido o ano passado”, disse.

Na ocasião, a Fecomércio apresentou dois planos estratégicos. O primeiro busca disponibilizar uma equipe técnica que defina estratégias com o objetivo de obter resultados em curto prazo para o empresário. E o segundo, seria colocar o corpo técnico à disposição para o desembaraço aduaneiro nas regiões fronteiriças, contribuindo com a celeridade dos processos.

De acordo com o superintendente, a Fecomércio tem a capacidade de melhor auxiliar nas ações de comércio exterior nesse período de cheia. “A Federação com toda a inteligência de negócio pode contribuir para a criação desses planos de ação estratégicas para manter o comércio dentro de uma normalidade.”

Segundo a governadora em exercício, Nazaré Araújo, o estado está preparado para o que vier. “Na verdade, vocês sabem que esse momento de cheia é o momento de a gente fazer a elaboração e apresentação junto aos órgãos federais e estaduais no plano de contingência tanto nas questões que são relativas ao rio Madeira quanto do período da cheia dos nossos rios aqui do estado do Acre. O que temos que nos preparar no passo da tranquilidade e da serenidade é de como nós nos reunimos e agimos num plano de integração para melhor atender as comunidades, os municípios e as pessoas que são atingidas dentro dos bairros nesse período de cheia”, explicou Araújo.

Rolar para cima