Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Sistema Fecomércio/AC comenta aprovação da Reforma da Previdência

Compartilhe essa publicação:

O assessor técnico do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Egídio Garó, afirmou na tarde desta sexta-feira, 25, que a entidade acompanha a orientação da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e concorda com o escopo da Reforma da Previdência, votada no Senado na última quarta-feira, 23, no Senado Federal. Para a instituição, a mudança prevê uma “responsabilidade e visão de futuro, com a adequação de um modelo que não se sustentava mais à realidade do País”.

Garó reiterou que faz-se necessário melhorar as contas públicas, combater a fraude e a sonegação, de modo que a Reforma da Previdência se tornou importante, já que, de certa forma, contribuiria para o ajuste destas medicas. O assessor complementou ainda que a expectativa é que se gere resultado positivo ao longo de, no mínimo, dez anos.

“Por outro lado, os benefícios devem ser ajustados por conta do tempo, visto que aumentou-se o tempo e a idade de contribuição. Outros benefícios devem ser mantidos, mas, caso pensemos nas empresas, verificaremos uma perspectiva de desoneração da folha de pagamento. A ideia é diminuir os custos dessa folha para, assim, minimizar o impacto do recolhimento patronal. Isso significa que há um menor custo de contratação e manutenção do funcionário, e ao mesmo tempo gere emprego e renda”, comentou o assessor.

Ainda de acordo com o Garó, é importante ressaltar que esta é uma questão teórica. “Mesmo que haja uma desoneração da folha, precisa-se ver ao longo prazo para saber se ela efetivamente é interessante para a empresa. É importante ressaltar alguns pontos: se a idade mínima aumentou, quem está na ativa permanece mais tempo e, portanto, não cede vaga ao mais jovem. Há necessidade de rever planos de salários e carreira. É uma série de situações que vamos entender na prática”, finalizou.

Leia, na íntegra, a nota emitida pela CNC

Nota da CNC – Aprovação da reforma da Previdência no Senado Federal

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) avalia que a aprovação da reforma da Previdência, concluída nesta quarta-feira (23), no Senado Federal, demonstra responsabilidade e visão de futuro, com a adequação de um modelo que não se sustentava mais à realidade atual do País.

O presidente da Confederação, José Roberto Tadros, reforça que a entidade sempre se posicionou, de forma ativa, a favor das ações que beneficiem o Brasil e sua população: “A CNC, assim como o empresariado do setor, defendeu a reforma da Previdência por considerá-la indispensável na construção de um Brasil mais equilibrado em suas contas públicas e com mais igualdade e justiça nas aposentadorias”.

A CNC ressalta, porém, que outros avanços são fundamentais para o futuro do País, como as aprovações das reformas tributária e administrativa.

Rolar para cima