Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

“Mercado automobilístico continua em retração no País, mas Acre está em patamares aceitáveis”, diz presidente do Sinvvea

Compartilhe essa publicação:

A crise na indústria automobilística se aprofunda e começa a preocupar o setor, tendo em vista às quedas nas vendas de veículos novos em todo o mercado nacional, que chegou a 25% no acumulado do ano. O percentual é superior ao acumulado de outubro, de 24,3%. No Acre, porém, a retração na demanda é registrada, mas em patamares aceitáveis, segundo afirma o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Rio Branco (Sinvvea), Leandro Domingos.

Ainda de acordo com o Domingos, as vendas têm tido queda sistemática desde o mês de janeiro, mas, no Acre, constata-se que as comercializações, quando comparado o mesmo período de 2015, foram de 7,37% menores que o verificado em 2014. “Portanto, bem menor que a queda de vendas no mercado nacional”, reitera.

A redução no volume de negócios do setor de automóveis tem se dado, segundo o presidente, pela restrição da concessão do crédito e exigência de um alto percentual de entrada na aquisição do veículo. “As financeiras, levadas pela incerteza quanto ao futuro da economia nacional, têm sido rigorosas na liberação do crédito, e isto afasta o consumidor”, afirma.

Apesar da atual situação preocupante, o setor acredita em recuperação já no mês de novembro, tendo em vista que as festas natalinas estimulam o consumo. “E as pessoas podem voltar a comprar. Pelas estatísticas, dezembro sempre foi um bom mês de vendas”, ressalta Domingos, lembrando que as concessionárias costumam fazer grandes promoções nesta época por conta da renovação do estoque.

Rolar para cima