Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre

Exposição “(Re)conhecendo a Amazônia Negra: Povos, Costumes e Influências Negras na Floresta” no Sesc

Compartilhe essa publicação:

O Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc/AC), dentro do projeto Amazônia das Artes, realiza, nesta quarta, 23, às 19 horas, a abertura a exposição “(Re)conhecendo a Amazônia Negra: Povos, Costumes e Influências Negras na Floresta”, com a presença da artista Marcela Bonfim. Na abertura, será realizado bate-papo com a socióloga convidada,  Jaycelene Brasil.

A exposição inaugura um novo olhar fotográfico acerca da Amazônia e das populações de ascendência africana e indígena no Brasil. Enfim, uma descoberta de uma Amazônia com povos que não são sujeitos dos projetos fotográficos e que não estão incluídos nos estudos das diversas facetas políticas, sociológicas e artísticas de construção da identidade nacional brasileira.

A fotógrafa registrou imagens de afro-indígenas, migrantes dos Norte e do Nordeste, descendentes barbadianos, remanescentes quilombolas e os recém-chegados haitianos.

Em meios aos destaques estão “Banho de Jorge, Quilombo de Vila Bela de Santíssima Trindade (MT)” (2017), “Mandona Negra, Quilombo de Pedras Negras, Porto Velho (RO)” (2015); e “A Janela dos Olhos de Catarina, Quilombo de Pedras Negras, Vale do Guaporé (RO)” (foto), de 2016.

Bate-papo

Artista: Marcela Bonfim é fotógrafa, formada em Ciências Econômicas (2008) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em Direitos Humanos e Segurança Pública (2011) pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Desde 2012, se dedica à fotografia, tendo participado do projeto “Reabilitando pela Arte” (2014-15), realizado no sistema prisional de Rondônia; exposições coletivas pelo SESC-RO e Agência Amazônia Real (AM).

Socióloga: Jaycelene Brasil é acreana, militante dos direitos humanos há 15 anos, feminista interseccional, bacharel pela UFAC e licenciada (pela Paracatu de Minas Gerais) em ciências sociais com habilitação em Sociologia, pôs graduada em gestão estratégica em politicas publicas pela UNICAMP e atualmente trabalha na secretaria estadual de direitos humanos.

Após bate-papo haverá performance musical com Diogos Soares e Marcela Bonfim

Abertura: dia 23/05/18 às 19h

Bate papo: 20h

Performance musical: 21h

Local: SESC centro, Avenida Brasil – centro.

Entrada Gratuita

Rolar para cima